Alimentação Saudável e Grafite

O projeto Muros com Arte , uma iniciativa da Horizonte Educação e Comunicação, em parceria com a Diretoria de Ensino Região de Sorocaba e patrocínio da Coop e da Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural, começa a espalhar experiências educacionais no interior do Estado de São Paulo  levando o grafite aos muros das escolas vencedoras com os desenhos campeões inspirados no tema “Alimentação Saudável”.

O projeto teve início em agosto, primeiro com oficinas educativas envolvendo alunos e professores de escolas públicas para conhecerem o tema em profundidade e estimular a produção de desenhos. Na segunda etapa os desenhos passaram por um Concurso Digital e agora, nesta que é a etapa artística, as três obras vencedoras serão transformadas em grafite nos muros das escolas ganhadoras.

Foram mais de 1.160 alunos do Ensino Fundamental II envolvidos e 120 trabalhos enviados por alunos só na cidade de Sorocaba. Os desenhos passaram por uma seleção criteriosa feita primeiramente pela Comissão Organizadora do projeto. Quinze deles foram selecionados e apresentados para a votação popular online. Os vencedores foram as escolas E.E Dionysio Vieira (aluno: Emmanuell Henrique Oliveira Carriel), E.E Profª Joaquim Izidoro Marins (aluno: Henrique Pereira Silvério) e E.E Senador Luiz Nogueira Martins (aluna: Melissa Queiróz de Medeiros) que terão suas obras de arte grafitadas nos muros das próprias instituições, pelos alunos, com a monitoria do grafiteiro, Fernando Vazio. “Comecei a fazer grafite na minha pré-adolescência. Hoje ser um arte-educador é devolver às ruas àquilo que foi plantado no início da minha carreira. Atualmente, o grafite é mais acessível e este é um mercado que pode se transformar em uma profissão. A dica que dou é estudar muito e praticar. Ainda estou aprendendo muito”, comenta Fernando. 

“Todos sabem que uma dieta saudável inclui muita fruta, verdura, legumes, grãos integrais e restringe alimentos industrializados ricos em sal, açúcares e gorduras. No entanto, a alimentação saudável vai muito além da preocupação com o seu valor nutricional, ela envolve valores sociais, afetivos e sensoriais, que vão da escolha dos alimentos, suas preparações, as características do modo de comer e do ambiente onde são consumidos, considerando as diferentes fases da vida e etapas do sistema alimentar” comenta Allan de Amorim, coordenador do projeto na Horizonte. “Essa iniciativa conecta duas áreas da educação: ciências e artes, perpetuando os valores aprendidos em um grafite que será para todos, valorizando o trabalho artístico dos jovens alunos e seus professores”. O projeto segue em setembro para a cidade de Piracicaba/SP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *